35º Congresso Internacional de Teatro em 2016 será em Manaus

0 Flares 0 Flares ×
No próximo ano, Manaus será “invadida” por artistas de todo o mundo. Pela primeira vez, o Brasil vai sediar o Congresso Internacional de Teatro e a cidade foi escolhida para receber o evento. O Congresso é realizado pelo Instituto Internacional de Teatro (ITI, sigla em inglês para International Theater Institute), entidade vinculada à Unesco e a maior representação política das artes cênicas no mundo. Na capital amazonense, o evento será coordenado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Em visita à cidade pela segunda vez, membros do ITI reuniram-se com representantes da prefeitura na manhã desta quinta-feira, 11, no Palácio Rio Branco, Centro Histórico da cidade, para definir os últimos detalhes da programação do congresso.
O evento está previsto para acontecer durante uma semana, na primeira quinzena de junho de 2016. Segundo o presidente do Concultura, o escritor e diretor de teatro amazonense Márcio Souza, o objetivo é fazer uma edição mais diversificada do congresso. “Esse congresso será muito mais artístico do que os outros, que sempre foram marcados por reuniões internas do ITI. Desta vez, teremos mais de 20 apresentações diárias movimentando a cidade, com atrações tanto locais quanto internacionais, que envolvem teatro, ópera, performance e outras artes”, afirmou o escritor.
São esperados aproximadamente 1500 artistas e estudantes de todo o mundo. Países como a China, Cuba, Chipre e Suécia já confirmaram representantes e disponibilizaram apresentações para serem realizadas em Manaus durante o evento. Além disso, espera-se que mais de mil estudantes de regiões e países vizinhos participem da programação. O objetivo do Congresso é promover a discussão das diretrizes e dos rumos do teatro no mundo e, com a Mostra Internacional de Teatro, promover o intercâmbio cultural e artístico entre os países.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, a escolha de Manaus como sede para o evento reforça a vocação turística da capital. “O Congresso vai transformar Manaus na capital do Teatro no Mundo. Não é pouca coisa para uma cidade receber um evento deste porte e logo em seguida realizar os jogos de futebol das Olimpíadas. Demonstramos na prática cada vez mais nossa vocação para os grandes eventos”, destacou Monteiro de Paula.
O presidente do ITI, Mohammed Saif AL-AFKHAM, ressaltou que Manaus é uma cidade que atrai os olhares do mundo todo. “Eu sempre quis conhecer a cidade e gostei muito de tudo aqui. Eu acredito que vai ser um dos melhores congressos já realizados”, disse.
O diretor do ITI, Tobias Biancore, também destacou como positiva a repercussão que a cidade ganhará. “Vocês já colocaram Manaus no mapa do mundo do futebol, e agora vocês colocarão a cidade no mapa das artes cênicas e do teatro. Esperamos que esse seja um dos melhores congressos que já realizamos”, afirmou Biancore.
Programação
Uma próxima reunião do instituto deve ser realizada em Xangai, em novembro, para apresentar e consolidar as decisões tomadas neste encontro. Segundo o presidente do Concultura, a proposta é que a programação do Congresso se volte, principalmente, para a difusão das artes e integração de artistas locais e de outros países. Logo, apenas o primeiro dia será dedicado a questões de diretrizes administrativas do instituto. Durante o resto da semana do congresso, a programação será composta por espetáculos diários que vão desde peças a apresentações circenses e de dança, além de oficinas, palestras e seminários voltados à comunidade acadêmica.
O primeiro congresso aconteceu em Praga em 1948 quando também foi fundado o ITI, por iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O último Congresso foi realizado em Yerevam, na Armênia. Para 2016, a Organização espera que o congresso realizado em Manaus seja um do melhores já realizados no mundo.

MAIS RECENTES

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Autor: Direto da Redação
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com