Agora você pode acompanhar através app a tramitação de proj. do Congresso

0 Flares 0 Flares ×

A tecnologia pode ser uma ferramenta útil para acompanhar as discussões políticas do país e o trabalho do Parlamento. Uma novidade é o o aplicativo Siga Lei, lançado em março. Além de possibilitar a consulta e o acompanhamento da tramitação de projetos no Congresso Nacional, oferece indicadores sobre as atividades legislativas, o que permite ao cidadão fiscalizar melhor os parlamentares. Nesta segunda-feira (30), o programa Ponto Com Ponto Br, da Rádio Nacional de Brasília, entrevistou o desenvolvedor do programa, Danilo Oliveira.

comgresso1

Os processos de tramitação de uma lei no Congresso não são muito simples. Segundo Oliveira, a ideia do aplicativo é facilitar o entendimento para o cidadão por meio de um design simples e limpo. A ferramenta permite a busca por projetos – seja por tema, pelo n° da lei ou do seu autor. A partir daí, o usuário pode selecionar as matérias de seu interesse começar a “seguir” o projeto. Toda vez que ele sofrer alguma alteração, o usuário receberá um alerta no celular. “Assim, o cidadão não precisa correr atrás da informação, a informação vai até o usuário”, explica o desenvolvedor.

Para Danilo Oliveira, o brasileiro está cada vez mais interessado em participar dos rumos do país. “Hoje, muitas decisões são tomadas sem o cidadão participar e ele precisa saber o que está acontecendo. É um primeiro passo para uma reinvindicação”.

O desenvolvedor do Siga Lei conta também que, além do Congresso Nacional, a intenção é exibirprojetos de lei de todas as assembleias legislativas do país.  A dificuldade é que a maioria das Casas não oferece essas informações em formato de dados abertos. Atualmente, as informações dos projetos da Assembela Legislativa Minas Gerais já estão disponíveis, além do Congresso Nacional. O app está disponível para download gratuitos para os usuários dos sistemas iOS e Android.

 

 

 

 

Fonte: agencia brasil / imagens internet

MAIS RECENTES

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Autor: Direto da Redação
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com