Alunos do IFAM Humaitá classificam-se para Comp. Latino Americana de Robótica

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A XV Latin American Robotics Competition (LARC) e XIII Competição Brasileira de Robótica (CBR), LARC/CBR , é a maior Mostra Científica de Robótica do país com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica. Os alunos do IFAM-Campus Humaitá tiveram aprovação para participar da categoria IEEE Standard Educational Kit, inicialmente conhecida como IEEE LEGO, tem como objetivo apresentar um desafio estimulante para alunos que precisam montar robôs autônomos usando kits educacionais aprovados para a competição. Dois robôs cooperativos devem agir para executar uma tarefa que muda a cada período.

Juntamente com a LARC/CBR acontecerá a Mostra Nacional de Robótica (MNR) que é a maior Mostra Científica de Robótica do país com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica. Esta mostra premia os trabalhos com certificação de menção honrosa, publicação nos anais e mostra virtual nos formatos de resumo ou artigo completo.

Ainda nesses eventos os alunos tiveram um artigo aceito para apresentar presencialmente na MNR. A LARC/CBR e MNR 2017 será na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP / PR), na de Curitiba, nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2017.

A equipe Poraquê é composta por alunos do segundo ano do curso Técnico em Informática modalidade Integrada, do IFAM-Campus Humaitá. Baseado pelas experiências adquirida nas competições da OBR e pelo incetivo proporcionado pelos projeto Integrais do Campus orientados pelo professor Esp. Francisco Soares Lima Filho e o professor Me. João Marciel Araújo. A equipe motiva-se a participar da LARC/CBR 2017 sob a orientação dos Professor Esp. Francisco Soares Lima Filho e Professor Esp. Jeferson Oliveira Aparecido de Lima.

O desenvolvimento do projeto ocorreu a partir do apoio do projeto de extensão do Prof. orientador fonecido pela Instituição de ensino que disponibilizou a equipe os kits educacionais Modelix. Enquanto o trabalho para a competição estava sendo desenvolvido os alunos, a partir de pesquisa de para criação do projeto para a competição, escreveram dois artigos. Um dos artigos,Iniciação a Robótica Usando Simuladores Robóticos em Escolas Públicas do Sul do Amazonas, foi aceito pela MNR.

Se em todo o Brasil  os governos não investem em pesquisas em um modo geral, no norte ainda é pior, mesmo assim, alguns professores  conseguem  desenvolver juntamente com os seus alunos  projetos de  pesquisas em tecnologia.

Agora imagine se o governo  investisse de verdade na educação de base. Quantos  pesquisadores teríamos de altíssimo nível , mas perdemos. Por isso é importante para o Humaitá -AM e para o país,  ter professores desse nível (apesar dos equipamentos inadequados ou mínimos), conseguem desenvolver o talento já existente nos alunos, só faltava uma orientação e um incentivo.

Veja a importância:

A XV Latin American Robotics Competition (LARC) e XIII Competição Brasileira de Robótica (CBR), LARC/CBR é composto por RoboCup Brasil Open e o Concurso de Robótica IEEELatin American. Há vários desafios para os robôs de futebol, robôs de serviço, logística, robôs de educação, robôs de resgate e outros. Estudantes e pesquisadores podem testar seus robôs em qualquer um desses desafios.

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Autor: redação
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