Alunos do IFAM-Humaitá Participaram da 1ªEtapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

0 Flares 0 Flares ×

1ª Etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) teve grande participação dos alunos de Humaitá-AM

A realização da Olimpíada de Brasileira de Robótica no Campus Humaitá, sob a Coordenação dos Cursos do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, desempenha o papel fundamental de levar aos nossos alunos desafios que requerem enorme capacidade intelectual e criatividade para solucionar. Vale destacar que a iniciativa pioneira do Professor Francisco Soares em trazer robótica ao IFAM-Campus Humaitá gerou resultados com reconhecimento em eventos nacionais.

A etapa teórica cumpre um papel importante pois a OBR através de seu comitê pedagógico, desde2009 norteia suas provas escritas tendo como princípio“a robótica como uma ferramenta para ajudar a aprender”. Desta forma, a OBR busca oferecer novas possibilidades e estímulos para o aprendizado, utilizando a tecnologia como ferramenta paraampliar seu pensamento e estimulando novos mecanismos de aprendizagem.

Como a robótica é um assunto multidisciplinar a prova de 20 (vinte) questões abordou assuntos de Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e Robótica. Desta etapa participaram alunos do curso Técnico de Informática. Esse é o segundo ano que o Campus Humaitá participa da OBR, no ano de 2017 a aluna Zeneide XXXX conseguiu mérito nacional, homenageada pessoalmente pelo Reitor da Instituição.

“Foi um experiência incrível onde pude ter o contato direto com conteúdos estudados no Curso de Informática. Percebi que a área de robótica é muito extensa e aborda vários conteúdos” diz Sheila Nascimento a alunaformanda do 3º ano.

Já para Denise Júlia, aluna formanda do 3º ano, “Eu achei bem mais possível de conseguir um bom resultado que a de 2017.

“…Só quero possibilitar aos nossos alunos acesso aos mesmos conhecimentos que teriam se morassem em regiões mais desenvolvidas… A final esse é o propósito dos Institutos Federais” acrescenta o Professor Francisco Soares que destaca algumas conquistas realizadas pelos alunos que participam do grupo de robótica. Como a classificação para Competição Latino Americana de Robótica (LARC 2017), apresentação da metodologia usada por este projeto na Monstra Nacional de Robótica (MNR 2017), ambos na cidade de Curitiba-PR. Eles também representaram IFAM na Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais (Reditec 2017), João Pessoa-PB e por último apresentaramum artigo no 5º Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID 2018), realizado na cidade de Passo Fundo-RS.

*com informações dos alunos e professores do IFAM

Barrancas Seu Portal de Notícias

5 (100%) 1 vote

MAIS RECENTES

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Autor: redação
Tags

Notícias relacionadas

Comentários no Facebook