Atenção: novo golpe no WhatsApp pode afetar milhões de brasileiros

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Segundo um site de segurança on-line, o vale, no valor de R$ 150, oferecido supostamente pela rede O Boticário é falso

Um novo golpe via mensagens no WhatsApp já teria feito mais de 900 mil vítimas no Brasil. A informação é do site PSafe, uma empresa de segurança eletrônica. Hackers teriam prometido um vale-presente no valor de R$ 150 da loja de cosméticos O Boticário, em uma suposta comemoração pela chegada da primavera. Mas, para ganhar, é necessário que a vítima responda a três perguntas e, em seguida, compartilhe a mensagem com mais 10 amigos pela rede social. São solicitados, ainda, o número de telefone da vítima para cadastro em um serviço de SMS pago, que induz a pessoas a baixar apps “maliciosos”, que poderão passar vírus para o aparelho eletrônico das vítimas e, assim, roubar todas suas senhas.

 Essa não é a primeira vez que a empresa de produtos de beleza é alvo de mensagens falsas. De fato, a empresa O Boticário tem o hábito de realizar diversas promoções na internet, geralmente por e-mail, em que você pode indicar amigos para ganhar algum produto da loja de forma gratuita. Porém, a empresa informa que os cadastros devem ser feitos, sempre, diretamente no site oficial da loja, diferentemente da mensagem falsa que circula no aplicativo de conversas instantâneas.

De acordo com o PSafe, muitas pessoas caíram nos golpes que usam o nome da marca, exatamente porque a suposta promoção, de fato, se parece muito com as ações verdadeiras.

Orientações

Para não cair em golpes, a PSafe recomenda que uso de um antivírus que possuam uma ferramenta antiphishing, que faz uma varredura no site em busca de vírus após o clique do usuário. Outra dica é sempre conferir no site oficial das empresas se uma promoção ou oferta é mesmo verdadeira. A recomendação é que aquelas pessoas que já caíram neste golpe entre em contato com a operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago.

Em seu site oficial, O Boticário informa que realiza o envio de e-mails somente com a autorização do cliente ou interessado. Segundo a empresa, os e-mails com conteúdo promocional ou publicitário não contêm anexos.

Confira a nota na íntegra

“Recomendamos que antes de acessar qualquer link sobre O Boticário, você verifique se os endereços na tela são os mesmos da barra de status, tanto em seu programa de e-mails quanto no navegador de internet, para não ir a endereço diferente do apontado. O Boticário não solicita nos e-mails enviados ou em ligações telefônicas o número de Cartão Presente, seu Código de Segurança ou Nome de Usuário e Senha de Acesso à Loja Virtual. O Boticário está autorizado apenas a pedir esses dados caso exista a necessidade de conhecimento em virtude de solicitação aberta pelo consumidor. Não solicitamos a instalação de programas ou atualizações de segurança”.

fonte>.correiobraziliense

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Autor: redação
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