Barco do INSS estará em Humaitá

Por: Mana Reichmann

Humaitá-AM: O  PREVBarco  é  uma agência ambulante do INSS,  uma ferramenta de cidadania, que leva dignidade e direito a aposentadoria e pensões as famílias ribeirinhas em todo o Amazonas. Em breve o município de Humaitá terá um posto do INSS (o prédio está em reforma), que irá facilitar a vida não só  dos humaitaenses como de todos os moradores do  Sul do Amazonas.

O  PREVBarco  estará em Humaitá nos dias 10 a 27 de julho, realizando atendimento aos moradores, assim, facilitando a vida de todos que necessitam de atendimento.

O Amazonas recebeu duas agências flutuantes de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os PREVBarcos, com capacidade para atender até 1.600 pessoas por mês.

O PREVBarco dispõe de equipamentos de última geração para navegabilidade e estrutura completa de atendimento (o Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA), um software que controla e acelera o atendimento aos segurados, facilitando o planejamento do fluxo de pessoas e servidores nas agências), o que possibilita que os segurados recebam os mesmos serviços de uma agência fixa do INSS. São cinco pontos de atendimento, sala para perícias médicas – com capacidade para até 400 perícias por mês – e sala para avaliações de benefícios assistenciais, realizadas por assistentes sociais. Também cumpre os requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Esse atendimento do PREVBarcos foi Criado em 1997 com o nome de Posto Flutuante, o PREVBarco atende a população que vive às margens dos rios amazônicos, em municípios onde não há unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesses 21 anos de existência o Projeto PREVBarco já atendeu mais de 600 mil ribeirinhos da região Amazônica.

O público de maior demanda é formado pelos chamados segurados especiais, que são trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada. Estão incluídos nesta categoria cônjuges, companheiros e filhos maiores de 16 anos que trabalham com a família em atividade rural.

Também são considerados segurados especiais o pescador artesanal e o índio que exerce atividade rural e seus familiares. Além do público previdenciário, o INSS também atende a uma parcela da população abrangida pelo direito aos benefícios assistenciais previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que destina o pagamento de um salário mínimo a idosos com mais de 65 anos e a portadores de deficiência de baixa renda, promovendo a inclusão social.

 

*com informações da assessoria de Imprensa INSS

Barrancas Seu Portal de Notícias

 

 

Avalie esta postagem

MAIS RECENTES

Author: redação
Tags

Comentários no Facebook

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com