Deputados Estaduais questionam a criação de reservas e unidades de conservação no Sul do AM

0 Flares 0 Flares ×

A criação de reservas extrativistas e biológicas, além de unidades de conservação, na região do Sul do Amazonas, atingindo, principalmente o município de Apuí e o distrito de Santo Antônio do Matupi, proposta pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi o principal questionamento feito por diversas lideranças, durante Audiência Pública, realizada na tarde de segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa.

A proposta da audiência foi da Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Platiny Soares (PV), que questiona o impacto econômico que as reservas irão causas nos municípios e suas populações.

Autor do discurso mais duro contra a proposta de criação das reservas, o presidente da Federação de Agricultura do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, questionou a rapidez, a falta de informações e a discussão nebulosa do processo que o ICMBio está conduzindo.

“Os principais interessados que são a população e os produtores, não estão sendo ouvidos. Dizem que a pressa é para anunciar em junho que novas reservas e áreas de conservação foram criadas. Não quero acreditar, mas parece ser verdade”.

Seguindo o discurso de Muni, o prefeito de Apuí, Adimilson Nogueira rebateu a proposta de criação afirmando que as reservas vão expulsar produtores, acabar com o potencial mineral (manganês, fósforo e fosfato), turístico, hidrelétrico e madeireiro. “Temos pousadas que trabalham com pesca esportiva e que serão afetadas. Temos madeira, uma enorme bacia leiteira, uma grande produção de seixo e de diversos tipos de alimentos”. Admilson foi mais além quando apresentou uma contraproposta, com outro desenho para criar as reservas. O analista ambiental, Aldizio Lima de Oliveira Filho, representante do ICMBio, se comprometeu em levar a nova proposta para ser discutida pelo instituto.

Presidida pelo deputado Platiny Soares, a audiência contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do estado, Antonio Ademir Stroski, de outros parlamentares estaduais e de lideranças políticas de Apuí, além de representantes de produtores de Santo Antonio de Matupi. Representando o Governo do Estado, o secretário de Meio Ambiente, Antonio Ademir Stroski.

 

MAIS RECENTES

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Autor: Direto da Redação
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com