Deputados recebem autorização do ministro para visitar o Lula na cadeia

Fachin autoriza visita de comissão de deputados a Lula na cadeia, Que país é esse?

Justiça Federal em Curitiba e a Comissão Externa da Câmara devem chegar a um acordo sobre dia, hora e condições de segurança para a visita ao petista

Lula poderá receber comissão de deputados na prisão; data ainda será definida
Marcos Oliveira/Agência Senado – 29.8.16

Lula poderá receber comissão de deputados na prisão; data ainda será definida

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (23) a visita de uma comissão de deputados federais ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, desde o dia 7 de abril.

O ex-presidente Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção por vantagem indevida, envolvendo o apartamento triplex localizado no Guarujá, no litoral paulista, conforme decisão do juiz Sérgio Moro, no âmbito da Operação Lava Jato.

Anteriormente, a autorização havia sido negada duas vezes pela juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba. Ela é a responsável por supervisionar a execução da pena à qual Lula foi condenado. Em sua justificativa, Lebbos disse não haver “necessidade” da visita, pois uma outra comitiva do Senado já havia inspecionado o local, no dia 17 de abril.

Com a negativa, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), entrou no STF com uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), alegando que a juíza violou o princípio de separação de Poderes, pois a Constituição, a lei e o regimento interno da Casa conferem aos deputados o direito de fiscalização e acesso a qualquer órgão público.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou contra o pedido, alegando que não poderia ter sido feito via ADPF. Fachin, porém, acolheu os argumentos de Maia e autorizou a visita da comitiva, composta por 12 deputados dos partidos PT, PSB, Psol, PC do B e PDT.

Acordo para data da inspeção

Ao atender o pedido dos deputados, Fachin informou que a 12ª Vara Federal de Curitiba deve chegar a um acordo com a Comissão Externa da Câmara – que acompanha a prisão do ex-presidente – para que seja apresentado um dia, hora e condições de segurança que serão exigidas para a visita.

“Determino, para tanto, que o Juízo da 12ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba/PR, em comum acordo com a Coordenação da aludida Comissão, fixe dia, hora e demais condições, inclusive de segurança, que reputar adequadas ao implemento da medida”, escreveu Fachin.

A comissão externa da Câmara para visitar Lula, composta por dez deputados, foi criada em abril. A previsão é que os parlamentares arquem com os custos da viagem.

Fonte:  iG 

Barrancas Seu Portal de Notícias

Avalie esta postagem

MAIS RECENTES

Autor: redação
Tags

Notícias relacionadas

Comentários no Facebook

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com