Descoberto malware para Android que simula desligamento para espiar celular

A desenvolvedora de produtos de segurança, AVG, descobriu um malware capaz de realizar ações mesmo enquanto o smartphone parece desligado. A nota divulgada na última quarta-feira (18) indica que o malware consegue “espionar” o usuário com o registro de imagens, gravação de ligações, envio de mensagens e demais tarefas de forma oculta, utilizando o sistema do celular.

Segundo a AVG, o malware descoberto se infiltra no sistema do celular e realiza atividades enquanto o usuário pensa que o smart está desligado. Na verdade, ao pressionar o botão de energia do celular é exibida a animação com o logotipo da marca do aparelho, como tradicional, antes da tela se apagar. No entanto, o celular não é realmente desligado: o visor se apaga, mas o sistema continua ligado.

Assim, o malware é capaz de realizar ações que atingem, inclusive, a privacidade do usuário, como registrar imagens com a câmera do dispositivo, fazer ligações, enviar mensagens e mais. Quando o malware é instalado no sistema Android do celular, ele realiza uma permissão de root, para ter as vantagens do administrador do sistema, capaz de realizar tarefas avançadas.

Depois, o vírus se infiltra no código responsável pelo desligamento do aparelho e dessa forma consegue simular que o aparelho foi desativado. Dessa forma, o dono do smart não percebe que teve o celular invadido.

lg-g-flex-7

O malware também precisa atuar em alguns serviços do sistema, alterando o código, como na gravação de ligações, envio de mensagens privadas e mais. Segundo a AVG, caso o usuário precise ter certeza de que o aparelho está desligado, em caso de reuniões ou assuntos de privacidade, o mais garantido é retirar a bateria do smartphone.

 

 

 

 

 

Fonte: techtudo

MAIS RECENTES

Autor: Direto da Redação
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *