FIFA: Chuck Blazer admite propinas nas Copas de 1998 e 2010

0 Flares 0 Flares ×

NOVA YORK, 3 JUN (ANSA) – Peça-chave do escândalo de corrupção envolvendo a Fifa, Chuck Blazer revelou ao FBI que membros da entidade, inclusive ele, receberam propinas no processo de escolha da sede da Copa do Mundo de 1998, realizada na França.

fifa

Chuck Blazer

A denúncia faz parte de um depoimento de 2013 do ex-integrante do comitê executivo do órgão máximo do futebol, que colabora há pelo menos três anos com a Justiça norte-americana. Além disso, no mesmo interrogatório, Blazer disse que também houve corrupção na eleição do país que receberia o Mundial de 2010, vencida pela África do Sul.

Segundo o delator, ele e outros membros da Fifa receberam subornos não apenas para escolher determinada nação como sede da Copa, mas também em contratos de direitos televisivos. As propinas eram pagas nos Estados Unidos e em seguida transferidas para paraísos fiscais no Caribe.

Blazer começou a cooperar com o FBI após ser acusado de receber subornos de entidades esportivas e não declarar recursos à Receita norte-americana. Em um acordo, ele se declarou culpado, devolveu quase US$ 2 milhões e passou a denunciar outras pessoas.

Além das suspeitas envolvendo os Mundiais de 1998 e 2010, o FBI e as autoridades suíças também estão investigando a escolha de Rússia e Catar para receber as Copas de 2018 e 2022, segundo a imprensa dos Estados Unidos.

Escândalo – Na semana passada, sete cartolas ligados à Fifa, incluindo o ex-chefe da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, foram presos em um hotel de luxo em Zurique durante o congresso anual da entidade.

As suspeitas recaem sobre mais de US$ 100 milhões que teriam sido movimentados nos últimos 20 anos no sistema bancário norte-americano. Os valores referem-se a contratos de marketing, direitos televisivos e organização de competições. Marin, por exemplo, teria recebido milhões de dólares em propinas em troca de acordos envolvendo a Copa América e a Copa do Brasil. (ANSA)

 

Fonte: Uol

MAIS RECENTES

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Autor: Direto da Redação
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com