Quando vão restaurar a Biblioteca Histórica de Humaitá?

Em 2014 estiveram em Humaitá uma equipe de restauradores e arquitetos da secretária de cultura do Amazonas, para fazer um projeto de  restauro no prédio histórico da Biblioteca Municipal Poeta José Maria Ferreira de Castro. A equipe da secretaria de cultura terminou o projeto, mas o estado não teve condições financeiras para realizar as obras, resolveram enviar o projeto para a prefeitura através da secretaria de cultura realizar a reforma. O projeto ficou muito bom, se for feito de acordo, sem mudanças,  renascera  a Biblioteca de Humaitá e dará vida ao centro histórico (alguns comerciantes na rua da biblioteca se preocuparam em manter as fachadas dos seus estabelecimentos para preservar a história como o The Pub, e a sorveteria Mariana para reavivar o centro antigo da cidade),    não se trata de uma reforma simples,  se trata de restaurar um prédio que representa uma época importante para o Estado do Amazonas   ( No final dessa pagina poderá ver completo o projeto realizado). 

A biblioteca de Humaitá em termos de acervo era a segunda maior do Amazonas e a primeira do interior , é de enorme relevância histórica  ao município esse prédio que  foi  construído em 1903, este ano completa 114 anos e seus livros e alguns são raros. Atualmente a biblioteca está funcionando em um prédio alugado, sem condições adequadas para abrigar o acervo, foi uma solução provisória e necessária para aquele momento. Mas, quanto mais tempo levar para retornar ao prédio da biblioteca,  pior vai se tornando,  por vários motivos e fatores.

Enviamos solicitações   de apoio para todos os deputados estaduais, federais e senadores do amazonas, e ainda para todos os departamentos estaduais e nacionais de cultura e de bibliotecas, para os fundos de cultura, pedindo  ajuda na recuperação do prédio histórico da  Biblioteca Pública Municipal Poeta José Maria Ferreira de Castro, que em registros históricos foi a segunda Biblioteca mais antiga do amazonas.  disse  Ronald Siqueira Sec. da Cultura

Ontem, esteve em Humaitá o deputado Silas Câmara e na oportunidade o Secretário da Cultura Ronald Siqueira, a coordenadora de turismo do município  Auriam Cação e o coordenador de eventos Bruno Nunes, entregaram o pedido para que ele  através do seu cargo ajude a realizar essa reforma do prédio,  como  na restauração dos livros antigos  que a biblioteca pública de Humaitá possuí.

A nossa biblioteca está interditada a 4 anos por problemas estruturais em seu piso, é uma construção de 1903, e venho pedindo ajuda para a recuperação desse imóvel tão importante para a historia do amazonas, pois representa a história viva do período áureo da borracha em nossa região amazônica. disse Ronald Siqueira ao dep. Silas Camara ao entregar o oficio.

Coordenador de eventos Bruno, de turismo Auriam Cação , Secretário da cultura Ronald Siqueira e o dep. federal Silas Câmara .

Foi uma pena não saber antes que poderia ter colocado no orçamento da união, mas mesmo assim,  irei apresentar e solicitar através do ministério de cultura essa verba para a restauração do prédio. disse  Dep. Silas Camara

O Portal Barrancas  ficará acompanhado o processo para a devolução da biblioteca ao Município, pela importância e preservação da história da cidade de Humaitá.

Planta interna do 1º e 2º piso como ficará a Biblioteca:


 

Barrancas Seu Portal de Notícias

 

 

MAIS RECENTES

Autor: Direto da Redação
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *