O Novo Secretário de Saúde do AM é de Humaitá

Pedro Elias de Souza é natural de Humaitá de uma família tradicional do município, era diretor da Fundação do Coração Francisca Mendes e substituirá Wilson Alecrim

Manaus – O atual diretor da Fundação do Coração Francisca Mendes, Pedro Elias de Souza, será o novo secretário de Estado da Saúde. A informação foi confirmada na manhã de hoje pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

Pedro Elias vai substituir, a partir de 1º de julho, Wilson Alecrim, que anunciou sua saída da pasta no último sábado, alegando motivos pessoais. Cirurgião-geral e proctologista, Pedro Elias administrava o Francisca Mendes há sete anos e meio e, na gestão dele, a unidade deixou de ser Hospital Universitário para se tornar Fundação do Coração.

A escolha para o novo nome para administrar a pasta de saúde seguiu critérios técnicos, segundo o governador. “Pedro Elias administra o Francisca Mendes com muita competência e dedicação. É um médico conceituado entre os colegas e os profissionais de saúde. E para esse momento delicado que estamos passando, adequando recursos da Secretaria de Saúde e precisamos de alguém com o perfil dele”, disse José Melo.

O novo secretário elencou os desafios e os principais objetivos da gestão à frente da saúde no Amazonas, afirmando que a prioridade é melhorar a qualidade no atendimento. À frente da Susam, administrará o segundo maior orçamento do Governo do Estado, com previsão de recursos da ordem de R$ 2,17 bilhões. Após reunião com o governador, Pedro Elias iniciou o processo de transição para assumir a pasta de saúde. “Queremos otimizar os processos que existem na secretaria, mantendo a qualidade de atendimento aos usuários. Dentro da nossa realidade, melhorar o atendimento e ampliar a rede. O governador foi eleito com a proposta que apresentou a população e vamos colocar em prática esses projetos na saúde”, destacou ele, que vai se reunir amanhã com o atual secretário Wilson Alecrim.

Formado pela Universidade Federal do Amazonas, Pedro Elias é coordenador no Amazonas do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, membro da Câmara Técnica de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica. Em seu histórico profissional, o novo secretário tem experiência como presidente do Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas.

Exoneração
No último sábado, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informou, que o então titular da pasta, Wilson Alecrim, entregou o cargo ao governador José Melo.

De acordo com informações da assessoria da Susam, o pedido de saída de Wilson Alecrim do cargo foi por questões pessoais.

Esta era a segunda passagem de Alecrim pelo comando da Susam. Ele esteve à frente da pasta entre novembro de 2004 e março de 2008, no governo de Eduardo Braga, e retornou em julho de 2010, já na gestão de Omar Aziz, permanecendo no cargo após José Melo assumir a condição de governador.

Barrancas Seu Portal de Notícias

MAIS RECENTES

Autor: Direto da Redação
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *