Oportunidade de ReComeçar

Muitas pessoas abandonaram os estudos e muito tempo depois querem retomar, mas têm medo de não conseguirem acompanhar, ou se acham fora da faixa etária, ou não tem condições de pagar, entre outros motivos. O EAD surge como opção para essas pessoas. Veja o porquê nesse artigo.

A confiança no EAD

O Ensino a Distância (EAD) vem se expandindo no Brasil, a cada dia que passa mais e mais pessoas estão integrando o grupo de estudantes a distância. Isto mostra que a credibilidade desta nova modalidade tem sido alta e tanto os jovens quanto as pessoas mais velhas confiam nela e a consideram uma oportunidade antes não vista. O fato de ser um método de ensino que torna mais fácil o acesso as informações e a obtenção de conteúdo e aprendizado gera uma simpatia diante das pessoas que buscam uma qualificação superior.

O motivo da escolha do EAD

Como todos sabem, não existe idade certa para dar início aos estudos, hoje em dia não é vergonhoso entrar em uma faculdade com 30, 40, 50 ou até 60 anos. A oportunidade está à disposição de quem tem vontade de crescer e aprender, e com o EAD essas oportunidades só aumentam. A modalidade de ensino a distância é um incentivo e uma oportunidade para o ingresso de estudantes de todas as classes sociais, de diversas idades e lugares do país. O que acaba evitando a separação das pessoas com a educação e qualificando mão de obra para o desenvolvimento do Brasil.

Há uns trinta anos, ter a oportunidade de estudar e fazer um curso superior era para poucas pessoas e a diversidade de cursos era pequena. Geralmente, fazia-se medicina, engenharia, direito ou administração, que seriam os cursos de base, aqueles que mais empregavam. A maioria das pessoas arrumava empregos sem necessidade de qualificação superior ou muitas vezes trabalhavam no meio rural, o que dificultava o acesso à educação e a um aperfeiçoamento profissional. Desta forma quem tinha acesso ao ensino superior era tachado de “doutor”.

O crescimento do EAD no Brasil

Com o desenvolvimento do Brasil, a expansão do ensino e o encurtamento das barreiras entre o meio rural e urbano, esta história começou a mudar e novas oportunidades surgiram. Encontra-se um grande número de Instituições de Ensino privadas ou públicas, o acesso à internet cresceu e atingiu locais antes ditos impossíveis, além de terem sido criados programas de incentivo aos estudantes, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) que garante às pessoas que almejam o ensino superior a oportunidade de ingressar em faculdades privadas sem pagar ou pagando bem menos que o valor convencional.

A área tecnológica possui um avanço imenso nos dias atuais e tem sido utilizada para levar o ensino para mais perto das pessoas e facilmente daquelas que sentem a necessidade de estudar e aprimorar seus conhecimentos, mas por seus motivos não conseguiram ou conseguem efetuar isto. Desta forma foi também pensando na ideia de algo que unisse tudo que uma sala de aula e uma Instituição presencial podem oferecer para o estudante, com maior flexibilidade de horários e local, foi criado o Ensino a Distância (EAD). Uma forma prática de levar o conhecimento para diversas pessoas sem distinção e uma oportunidade de crescimento profissional.
Como funciona o EAD?

O EAD é um ensino que reúne conteúdo, ferramentas de apoio e professores, tutores online que irão criar em um site o ambiente semelhante ao de uma sala de aula onde você possa aprender, aplicar seus conhecimentos e ser avaliado sem ter que ficar indo todos os dias para uma Instituição de Ensino presencial. Você tem a oportunidade de estudar em casa ou no local que preferir, pois é você que monta seus horários de estudo de acordo com as atividades do seu dia a dia, pode rever as aulas e conteúdos anteriores quantas vezes for necessário e a única coisa que você precisa é de um computador com acesso à internet.
EAD: Oportunidade

Com o surgimento do EAD, muitas pessoas que já possuem família, filhos e até mesmo um emprego, encontram a oportunidade de recomeçar seus estudos e buscar uma graduação que na sua época era algo de difícil acesso. O EAD, para quem não pode se ausentar muito tempo de casa e tem um horário incerto, é a melhor opção, pois no caso de uma mãe com filhos pequenos, os momentos que ela tem de tempo livre são muito inconstantes, ela precisa aproveitar a oportunidade que surge para realizar suas outras tarefas. Neste caso, ela aproveitaria para conquistar a sua desejada graduação conciliando suas atividades em casa com as do EAD.

Outro exemplo são aqueles jovens que por necessidade financeira precisaram ingressar rapidamente no mercado de trabalho e não tiveram a oportunidade de realizar uma graduação, talvez alguns ainda tenham diploma de curso técnico, mas para buscar um emprego melhor torna-se necessário o diploma de graduação. A divisão de seu tempo entre trabalho e estudo, ou também fazendo a união destes dois, foi a forma que estas pessoas encontraram para obter seu diploma e melhorar sua condição profissional.

Pensando também no EAD como um ensino completo que oferece tanto cursos técnicos quanto cursos de Pós-Graduação, atinge-se também as pessoas que já possuem um título de graduado e que para conquistar cargos melhores dentro de uma empresa encontram a oportunidade de continuar seu serviço e junto dele efetuar uma pós-graduação. Assim, a pessoa mantém seu cargo atual e posteriormente alcança níveis maiores. Seria a divisão ou união do tempo de trabalho e estudo e a melhor opção para isto é o EAD.
Além do mais, as opções de cursos são imensas, as pessoas que desejam dar continuidade à busca por uma melhor formação encontram essa oportunidade de estudar nas diversas alternativas de cursos em todas as áreas. Com isto fica mais difícil achar desculpa para não investir nos estudos e na evolução pessoal e profissional, pois o ensino está indo até a casa dos estudantes, de uma forma prática, flexível e mantendo a qualidade.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem Institutos de Educação gabaritados e reconhecidos que oferecem cursos na modalidade de EAD. Recomeçar faz parte do crescimento, buscar e realizar sonhos e objetivos, às vezes deixados em segundo plano por algum outro obstáculo. O principal para a realização pessoal e profissional são os aprendizados e aperfeiçoamentos que são adquiridos durante a vida, independente do momento que isto ocorre.
Quem busca uma oportunidade em caminhos mais distantes e, muitas vezes, que eram ditos improváveis de alcançar, percebe o valor de poder dizer e provar que vale a pena prosseguir, por mais tortuosa que pareça a caminhada. Tendo um ensino de qualidade e que possibilite conciliar suas outras atividades, os obstáculos para uma graduação ou especialização acabam. Agora depende da vontade de cada pessoa de querer evoluir.

Para realizar o seu sonho, conte conosco!!!

Artigo publicitário

Barrancas Seu Portal de Notícias

Avalie esta postagem

MAIS RECENTES

Autor: redação
Tags

Notícias relacionadas

Comentários no Facebook