Parintins, se transforma na terra das articulações politicas

Sede da maior festa popular do interior da Amazônia, Parintins tornou-se nacional e internacionalmente conhecida pela disputa folclórica entre os bumbás Garantidos e Caprichoso.

Na Ilha de Tupinambarana, boi voa: boi, rainha do folclore, pajé, cunhã-poranga, sinhazinha da fazenda e tudo mais o que a imaginação dos artistas parintinenses alcançar.

O evento mais importante do interior do Estado, às vésperas das convenções partidárias que definem as alianças políticas, também tem feito boi voar na política nessa época.

O representativo “boi voa” do #Toadas & #Política aconteceu em 2012, quando a então candidata a prefeita de Manaus Rebecca Garcia (Progressista) foi retirada do processo e substituída por Vanessa Grazziotin (PC do B).

A decisão de Rebecca de não manter a campanha se deu em cenas que se passaram em Manaus, nos camorotes do Bumbódromo e nas lanchas que estavam aportadas no lago do Macurani, que contorna parte da ilha.

São nesses dois locais, camarotes, lanchas, que as coisas costumam acontecer em Parintins.

Os camarotes políticos, por exemplo, possuem salas de reuniões. Elas são extremamente controladas, da mesma forma como restrito é o acesso a essa região dos lagos parintinenses.

No ano passado, a aliança que levou Amazonino Mendes ao governo do Amazonas se estreitou em Parintins à margem do “lago do Ropoca”, braço do Macurani, onde o hoje governador caiu na toada.

Naquela ocasião, ele estava acompanhado do seu principal cabo eleitoral, o senador Omar Aziz (PSD).

Nesta eleição, eles deverão estar em campos opostos, já que Amazonino é candidato à reeleição e Omar há menos de uma semana confirmou sua pré-candidatura ao governo.

Os dois estarão em Parintins, possivelmente perto um do outro, porque são vizinhos de camarote.

 

fonte: bncamazonas / foto: internet –Acritica.com

 

Barrancas Seu Portal de Notícias

Avalie esta postagem

MAIS RECENTES

Author: redação
Tags

Comentários no Facebook

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com