Risco das queimadas no período de estiagem em Humaitá

Por Mana Reichmann

Humaitá-AM: Todo ano com a chegada do verão (que a época da seca na região), vem junto às queimadas, neste  período de estiagem, os pequenos e grandes agricultores têm o costume de efetuar queimadas em suas propriedades para preparar o solo para o próximo plantio.  Além da destruição da vegetação e aos animais, as queimadas também ameaçam a população, pelos riscos à saúde, redução da qualidade do ar e aumentando a incidência de doenças respiratórias; além de gerar problemas com infraestrutura, perdas em propriedades rurais e visibilidade ruim nas  BR 230 e 319, inclusive com o perigo de ocasionar vítimas fatais.

 

Pedido feito, Pedido Atendido. Os amigos do Portal Barrancas escreveram na página do facebook do Barrancas, pedindo essa matéria, e tivemos a colaboração,  orientação e dados do Corpo de Bombeiros de Humaitá. Agradecemos à todos que nos ajudaram a realizar essa matéria: 

FL: Vc poderia falar sobre as queimadas que estão fazendo nos lados da BR próximo ao portal, está atrapalhando a vida dos motoristas e pedestres.

LVB: Realmente. E ainda dificulta a vida de quem tem problemas respiratórios e até quem não tem.

Após anos de luta da população para trazer o Corpo de Bombeiros para Humaitá, finalmente este ano foi efetivado, com sete (7) homens,  assim, os munícipes ficam mais tranquilos em ter profissionais com treinamento e equipamentos adequados.

Major J. Wilson do Corpo de Bombeiros Humaitá -AM

O Major J. Wilson, alerta a população quanto às queimadas,  uma das principais causas dos incêndios florestais é o uso do fogo para limpar vegetação e por isso a ação alerta para o risco dessa prática,  sem autorização dos órgãos ambientais competentes. Ele lembrou que no clima seco, o fogo se propaga muito rápido.   A orientação e que não façam fogo nessa época de estiagem, que ele vai se alastrar e sair do controle, e é crime ambiental.

Os dados  chegam ser assustadores do  dia 1 de junho até 26 de Julho já foram registrados 51 ocorrências de Incêndio Florestal. Até o momento as queimadas foram provocadas, sem nenhuma causa natural.  São 56 dias,  são quase um socorro por dia,  do dia 1 de junho à 26 de julho, isso apenas das queimadas florestais. Fora outras ocorrências, com apenas sete homens no agrupamento.

Incêndios em Humaitá -AM

 

 

 

Barrancas Seu Portal de Notícias –  imagens da comunicação do Corpo Bombeiros

 

 

Avalie esta postagem

MAIS RECENTES

Autor: redação
Tags

Notícias relacionadas

Comentários no Facebook

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com