Tauá – AM : Operação “Tapauera” desarticula organização criminosa que Desviou mais de 60 Milhões

0 Flares 0 Flares ×

O prefeito do município de Tapauá, José Bezerra Guedes, mais conhecido como “Zezito” (PMDB), foi o principal alvo da operação “Tapauara”, deflagrada nesta terça-feira (28), pela Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Estadual (MPE) e Polícia Civil do Amazonas. O objetivo da operação foi desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 60 milhões em fraudes em licitações públicas e pagamentos de um “mensalinho” que era distribuído a vereadores da cidade.

De acordo com o Promotor de Justiça Igor Starling, a ação policial cumpriu 10 mandados de prisão preventiva, nove de condução coercitiva, nove de busca pessoal e 26 de busca e apreensão.

Além do prefeito, também foram presos o vereador e presidente da Câmara Municipal de Tapauá, Alvemir Oliveira Maia (PMDB), o empresário Walter de Oliveira Maia e o representante do município, Euclides Guedes.

A investigação contou com diversos recursos de inteligência. Em uma das ações de monitoramento, um empresário do ramo da construção civil aparece entregando propina a um integrante da Câmara de vereadores. Ainda segundo o promotor Igor Starling, em outra gravação, a confirmação de que 99% dos vereadores de Tapauá recebiam o “mensalinho”, para que fosse feito o desvio de recursos, como destacou o promotor.

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, Mauro Veras, considerou o trabalho um sucesso, com provas robustas de todos os envolvidos.

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro, disse que o desvio de mais de R$ 60 milhões do município de Tapauá não é um caso isolado no Estado.

Os suspeitos vão responder por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, fraudes a procedimentos licitatórios, abuso de autoridade dentre outros crimes.

Fonte> redetiradentes

Barrancas Seu Portal de Notícias – Dar Voz Aquele Que Não Tem Voz

Avalie esta postagem

MAIS RECENTES

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Autor: redação
Tags

Notícias relacionadas

Comentários no Facebook