Um viveiro está fazendo a água minar novamente em nascentes que estavam secas

0 Flares 0 Flares ×

(vídeo abaixo)

As mudas de árvores nativas do Cerrado são cultivadas em Brasília, no Viveiro Comunitário do Lago Norte, que há 3 anos foi o embrião de um trabalho de revitalização de áreas verdes degradadas.

As mudas produzidas lá são doadas aos moradores da região, com acompanhamento no plantio em áreas de nascentes.

O resultado do reflorestamento já apareceu. Depois que 400 mudas de árvores foram plantadas há 3 anos em uma área de proteção ambiental a 15 km de Brasília, também o Lago Norte, a água voltou a minar em uma nascente que estava completamente seca.

E foi além: a nova paisagem atraiu abelhas, animais silvestres e trouxe a vida de volta ao terreno.

Repercussão

Hoje, o Viveiro Comunitário que começou tímido em 2015 com 2 mil mudas, produz mais de 55 mil por ano, conta Marcos Woortmann, administrador regional do Lago Norte, autor da ideia.

Agora o local tem 60 espécies típicas do Cerrado, como o ipê amarelo e o ipê roxo, também distribuídos gratuitamente para a população.

A ideia inovadora produziu frutos: quase 20 viveiros comunitários, como o do Lago Norte, foram instalados e estão produzindo mudas em escolas, orfanato, creches do Distrito Federal com a mesma finalidade.

E a água que voltou a minar em várias nascentes da região corre para o Lago Paranoá, que abastece parte da cidade de Brasília.

Veja na reportagem do Momento Ambiental:

O programa

O Momento Ambiental é um programa do Conselho da Justiça Federal, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS.

Foi lançado em 2008, tem uma fotografia diferenciada e mostra iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

O M.A. tem caráter educativo, por isso a linguagem é a mais simples possível, com exemplos para fazer com que o telespectador perceba como ele pode ajudar e o quanto ele prejudica, mesmo sem querer, o meio ambiente com pequenas ações do dia a dia.

O programa é exibido nas TVs Justiça, NBR e em 27 emissoras privadas regionais.

 

Fonte:  SóNotíciaBoa – com informações do Momento Ambiental

Barrancas Seu Portal de Notícias

Avalie esta postagem

MAIS RECENTES

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Autor: redação
Tags

Notícias relacionadas

Comentários no Facebook