A vida na Vila da Realidade na BR319

Localizada a cem quilômetros do município de Humaitá, às margens da BR-319 (Manaus-Porto Velho), a Realidade e uma comunidade que possui aproximadamente quatro mil habitantes, e pertence ao município de Humaitá – Amazonas.

A equipe do Portal Barrancas esteve na Vila da Realidade no último sábado 15 de agosto e passando pelas ruelas do local,  percebemos que existem muitos moradores e a comunidade esta crescendo, têm bares, restaurantes e até hotéis, mas nenhuma infraestrutura.

DSCF1011

DSCF1014

A população reclama que não possui saneamento básico, água encanada, iluminação pública é precária e,  muito menos, um projeto de urbanização. Os próprios moradores abrem ruelas para ter acesso aos seus terrenos e construírem suas casas. Na vila há uma pequena escola municipal, mas a maioria das aulas são transmitidas pela televisão, sem professor presencial. conforme informações dos moradores.

Para atendimento médico,  existe um posto de saúde, onde uma médica cubana presta o atendimento, mas, agora ela está de férias e quem está atendendo é uma enfermeira.

DSCF1015

Durante o tempo em que a nossa esquipe esteve no local, apareceu uma caminhonete da Policia Militar fazendo a ronda na comunidade, com dois Policiais Militares, portanto, policiamento tem.

DSCF1008
Posto de gasolina na comunidade da Realidade

DSCF1013

As ruas não são asfaltadas e nem são cobertas com cascalho e na época do verão, como estamos agora, a vila está com muita poeira, e no inverno é só lama. A população informou que há promessa que as vias principais que ficam as margens da BR319 serão asfaltadas. Segundo moradores o abastecimento de energia está melhor que antes, mas ainda não é eficiente.

 

E na questão de comunicação, os habitantes só têm acesso a telefone público  e à internet via rádio, apesar da fibra ótica passar em frente a localidade,  rumo a Manaus, mas eles não podem usufruir.

DSCF1018

A economia local é basicamente agricultura e madeireira, no total são sete serrarias, mas atualmente apenas uma está operando e com a produção abaixo da média. Os trabalhadores desesperados por trabalho, não sabem o que fazer, já estão no limite.

 

DSCF1017

Os moradores entraram com o pedido de emancipação em 2013, a população  tem o sonho de  tornar a Comunidade em  um município do estado do Amazonas e crescer junto,  acreditam como cidade   terá um cuidado maior, porque hoje é uma comunidade que precisa de mais atenção dos governantes, não somente na época das eleições.

Vila da Realidade

 

Barrancas Seu Portal de Notícias

Continue lendo
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com