Austrália bate recorde de calor pelo segundo dia consecutivo com 41,9 °C

Australianos curtem praia durante por do sol em Sydney - Farooq Khan/AFP

A Austrália bateu o recorde de dia mais quente desde o início dos registros pelo segundo dia consecutivo, com a temperatura média nacional de 41,9 graus, um grau a mais que na véspera, anunciaram as autoridades hoje.

A Agência de Meteorologia informou que ontem foi registrado um novo recorde de temperatura, superando a média de 40,9 graus de terça-feira, que bateu a marca anterior de 40,3 graus de janeiro de 2013.

Enquanto a onda de calor prossegue, nesta quinta-feira o país registrou a maior temperatura de sua história em um mês de dezembro, com os termômetros em 49,8 graus na localidade de Eucla.

O recorde anterior em dezembro era de 1972, com a temperatura de 49,5 graus em Birdsville, Queensland.

A onda de calor pode piorar ainda mais a grave situação provocada pelos incêndios florestais no país.

O aumento das temperaturas é um sinal das consequências da mudança climática na Austrália, onde os incêndios, comuns no verão, começaram este ano de forma precoce e muito intensa.

Nos últimos meses, centenas de incêndios florestais foram declarados em todo o país, incluindo um “superincêndio” ao norte de Sydney, a maior cidade do país, que provocou a morte de seis pessoas e destruiu 700 casas, além de devastar três milhões de hectares de terra.

https://noticias.uol.com.br

Continue lendo

Comentários no Facebook

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com