Chuva de meteoros ilumina o céu do Sul do Brasil

“Mais de 600 meteoros foram registrados por câmeras de observatório do Rio Grande do Sul em fenômeno na madrugada de sexta e que deve continuar no fim de semana”

 

O céu do Sul do país foi iluminado por chuvas de meteoros na madrugada desta sexta-feira (31). O fenômeno foi registro por câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, em Porto Alegre e Taquara, no Rio Grande do Sul.

Segundo o site Gaúcha ZH, foram quatro chuvas de meteoros que resultaram em 624 meteoros registrados pelo observatório.

O fenômeno pôde ser observado a olho nu. Entre a noite desta sexta e a madrugada deste sábado (1º) as condições do tempo devem favorecer quem tiver interesse em observar os meteoros. A dica para quem quiser observar segundo o especialista é se virar para o Oeste, à direita de onde o sol se põe.

Um meteoro fireball, mais luminoso e considerado mais raro, também foi observado durante o fenômeno na madrugada de sexta.

Em entrevista à Gaúcha ZH, o diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e proprietário do Observatório Espacial Heller & Jung, Carlos Fernando Jung, explicou que o meteoro é um fragmento de cometa, asteroide ou da própria formação do sistema solar que se desloca pelo espaço. Eles costumam ser atraídos pela gravidade da Terra.

A chuva de meteoros ocorre quando, durante a órbita, o planeta Terra passa em uma zona onde há fragmentos que vão entrar na atmosfera terrestre a alta velocidade e, assim, pegar fogo, colorindo o céu.

 

Fenômeno foi observado no Sul do país
Fenômeno foi observado no Sul do país(Foto: Observatorio Espacial Heller & Jung/Divulgação)

 

Por Jean Laurindo
https://www.nsctotal.com.br

Continue lendo

Comentários no Facebook

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com