Estão abertas as inscrições para conselheiros de unidades de saúde

“Inscrições estão abertas até 6 de Fevereiro, nas próprias unidades de saúde onde ocorrerão as eleições em Manaus”

Manaus – Após três anos de atuação, as inscrições para novos conselheiros municipais de saúde estão abertas até o dia 6 de fevereiro. A eleição acontece do dia 2 a 11 de março deste ano.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de fiscalização do município. Cada unidade de saúde possui um conselho composto por majoritariamente pela comunidade comunidade, o equivalente a 50% do corpo de conselheiros; 25% é composto por trabalhadores da própria unidade e 25%  do gestor. Esse conselho tem como papel fiscalizar as ações da área de saúde em cada unidade.

O projeto foi implementado em Manaus no ano de 2008, depois que uma comissão de conselheiros foi até a cidade de Fortaleza, no Ceará, para estudar como funcionava o projeto antes de implementá-lo em Manaus. O modelo é uma forma de decentralizar as ações do controle social de saúde.

Os Conselhos Locais de Saúde, estão instalados nas Zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural de Manaus
Os Conselhos Locais de Saúde, estão instalados nas Zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural de Manaus | Foto: Bruna Oliveira

A posse dos novos conselheiros será realizada no dia 8 de abril no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), bairro Coroado, Zona Leste de Manaus.

Continue lendo

Comentários no Facebook

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com