Exame de mamografia via SUS é oferecido sem filas em Manaus

Manaus/AM – O dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia. Considerado o mais eficaz para detecção do câncer de mama, o exame é oferecido na rede pública de saúde da capital, sem fila de espera. Em 2019, com dados consolidados até o mês de novembro, foram realizados 42.024 exames na rede pública do Estado. O número é 10% maior do que o total de procedimentos realizados em todo o ano de 2018, que fechou com 38.032.

Em Manaus, o exame no sistema público é feito em 12 unidades de saúde estaduais, municipais e em serviços da rede privada credenciados pelo SUS, com marcação imediata pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e conclusão do laudo em até sete dias. No interior, todos os 61 municípios possuem aparelhos de mamografia, em unidades hospitalares ou policlínicas. Os exames são digitalizados e enviados para Manaus, onde são feitos os laudos.  O prazo médio para o resultado é de duas semanas.

O Dia Nacional da Mamografia foi instituído para sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama. Para destacar a data, o Governo do Amazonas está lançando uma campanha nas redes sociais e massificando na mídia a oferta de serviços e o fluxo de atendimento, com o intuito de orientar a população sobre a importância do exame, quando e onde realizá-lo pelo SUS.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes dos sintomas aparecerem.

Onde fazer o exame

Para ter acesso ao exame pelo SUS, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) orienta as pessoas a buscarem uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa. Caso julgue necessário, o profissional que fizer o atendimento solicitará  a mamografia.  O agendamento é feito no Núcleo Interno de Regulação da própria unidade onde a pessoa está sendo atendida. O tempo médio de espera entre a solicitação e a data para realizar o exame via Sisreg é de 48 horas.

Em Manaus

Em Manaus, os locais com oferta de exame de mamografia para os quais os pacientes são agendados, via Sisreg, são: Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, Instituto da Mulher Dona Lindu, UBS Dr. Alfredo Campos, UBS Major PM Sálvio Belota, Policlínica Dr. Djalma Batista, Policlínica Dr. Antônio Reis, Policlínica Dr. Conte Teles, Hospital Beneficente Português do Amazonas, Prodimagem Clínicas de Radiologia e de Imagem, Centro Radiológico de Manaus, Clínica Sensumed e MI Médicos e Imagem.

“Em Manaus, o exame é agendado imediatamente, e a paciente é encaminhada para a unidade da nossa rede, da rede municipal ou da rede complementar ao SUS. Não há fila de espera para mamografia na capital”, afirma a secretária executiva adjunta de Atenção Especializada da Capital, da Susam, Dayana Mejia de Sousa.

Interior

Nos municípios, o fluxo é o mesmo da capital. O paciente é consultado na UBS, e o médico faz o encaminhamento para o hospital ou outra unidade onde estão instalados os aparelhos de mamografia. Todos os municípios possuem mamógrafo.

Fonte https://www.portaldoholanda.com.br

Continue lendo
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com