Governo do Amazonas entrega digitalizadores de imagem de exames para 53 municípios do interior

Governo do Amazonas entrega digitalizadores de imagem de exames para 53 municípios do interior

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, nesta sexta-feira (6/12), 54 aparelhos digitalizadores de imagens de exames a 53 municípios do interior. Foram investidos R$ 11 milhões em recursos do Estado para aquisição dos equipamentos. Hoje, durante evento do programa “Muda Manaus”, no Mutirão (zona norte da capital), o governador entregou um dos aparelhos à Prefeitura de Maués.

“Nós estamos entregando aqui também digitalizadores, que são equipamentos que fazem a digitalização de raio-x e mamografia e esses documentos são encaminhados aqui para a capital, para que haja o diagnóstico e retorne ao interior. E isso é feito com a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), através do nosso programa de telemedicina”, detalhou Wilson Lima.

Foto: Diego Peres/Secon

O governador destacou a economia com a aquisição dos aparelhos. “Durante seis anos nós gastamos R$ 182 milhões (com o aluguel dos equipamentos) que dava para comprar mais de 850 digitalizadores. Então é uma economia significativa para o Governo do Estado”, afirmou Wilson Lima, ao antecipar também que já está sendo liberada a última parcela do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), cumprindo compromisso que o Estado assumiu quando a Assembleia Legislativa aprovou o repasse de recursos do fundo para a saúde na capital e do interior.

Wilson Lima disse que tem conversado com os prefeitos do interior para saber de que forma o Estado pode melhor contribuir para o avanço da saúde pública e agradeceu a presença de 18 prefeitos e representantes de 14 prefeituras na entrega realizada nesta sexta-feira, durante evento no bairro Mutirão, onde o governador instalou seu gabinete temporariamente.

imagem08-12-2019-13-12-28Foto: Diego Peres/Secon

“Estão aqui porque entendem a importância de eventos como esse, de que a saúde no Estado do Amazonas começa a tomar outro rumo, e o Governo do Estado começa a adotar uma postura diferente em relação a essas necessidades do interior, e pode ter certeza que tudo que tiver ao alcance do Governo para melhorar a condição dos nossos irmãos do interior, nós vamos fazer”, frisou o governador.

Exames via internet – O uso dos digitalizadores vai permitir maior agilidade no diagnóstico de doenças e prevenção, pois as imagens dos exames poderão ser transmitidas via internet e avaliadas por especialistas da capital ou de qualquer outra parte do mundo, que poderão emitir um laudo de forma mais rápida.

O sistema de digitalização de imagens que será entregue aos municípios é composto de digitalizador, monitor LCD colorido, HD local, software adicional de pós-processamento de imagens, nobreaks, impressora laser para imagens radiográficas e cassetes de fósforo de diversas dimensões.

O Governo também providenciará a instalação, ativação, instrução técnica/operacional e assistência técnica aos municípios. Os municípios que não serão contemplados com essa entrega já possuem o aparelho.

Para o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, os equipamentos melhoram serviços de saúde prestados pelos municípios à população do interior. “Hoje, nós entregamos equipamentos com tecnologia que vai auxiliar na melhoria da qualidade da atenção à saúde da população do interior, pois os digitalizadores serão doados aos municípios. A medida também gerar uma economia para o Estado, que deixará de alugar esses equipamentos”, ressaltou.

O prefeito de Maués e presidente da Associação Amazonense de Municípios, Júnior Leite, disse que os equipamentos dinamizam a saúde no interior do Estado. “Esses digitalizadores, um investimento alto, que vai contemplar mais de 53 municípios, vão permitir com que a saúde do interior do Estado trabalhe com a tecnologia integrada com a saúde da capital. Mais do que isso, vocês estão entregando um patrimônio que vai ser permanente e que vai servir para tantas outras gestões, além dos nossos mantados de prefeito, possivelmente, além do governo Wilson Lima. Então eu quero parabenizar e agradecer, isso que é um presente, porque dinamiza, melhora a saúde no interior do Estado”, afirmou Júnior Leite.

Abaixo, a lista dos municípios que receberão os aparelhos:

Alvarães Japurá Juruá Maraã Uarini Anamã Anori Beruri Caapiranga Coari Codajás Novo Airão Carauari Envira Guajará Ipixuna Itamarati Boca do Acre Canutama Pauiní Tapauá Apuí Borba Manicoré Novo Aripuanã Benjamin Constant Atalaia do Norte São Paulo de Olivença Amaturá Santo Antônio do Içá Tonantins Fonte Boa Jutaí São Gabriel da Cachoeira Santa Izabel do Rio Negro Barcelos Barreirinha Boa Vista do Ramos Maués Nhamundá Itapiranga São Sebastião do Uatumã Silves Urucará Urucurituba Autazes Careiro da Várzea Careiro Castanho Iranduba Manaquiri Nova Olinda do Norte Presidente Figueiredo Rio Preto da Eva.

Fonte: noamazonaseassim.com

Continue lendo

Comentários no Facebook

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com