Quando vão restaurar a Biblioteca Histórica de Humaitá?
Em 2014 estiveram em Humaitá uma equipe de restauradores e arquitetos da secretária de cultura do Amazonas, para fazer um projeto de restauro no prédio histórico da Biblioteca Municipal Poeta José Maria Ferreira de Castro. A equipe da secretaria de cultura terminou o projeto, mas o estado não teve condições financeiras para realizar as obras, resolveram enviar o projeto para a prefeitura através da secretaria de cultura realizar a reforma. O projeto ficou muito bom, se for feito de acordo, sem mudanças, renascera a Biblioteca de Humaitá e dará vida ao centro histórico (alguns comerciantes na rua da biblioteca se preocuparam em manter as fachadas dos seus estabelecimentos para preservar a história como o The Pub, e a sorveteria Mariana para reavivar o centro antigo da cidade), não se trata de uma reforma simples, se trata de restaurar um prédio que representa uma época importante para o Estado do Amazonas ( No final dessa pagina poderá ver completo o projeto realizado).
A biblioteca de Humaitá em termos de acervo era a segunda maior do Amazonas e a primeira do interior , é de enorme relevância histórica ao município esse prédio que foi construído em 1903, este ano completa 114 anos e seus livros e alguns são raros. Atualmente a biblioteca está funcionando em um prédio alugado, sem condições adequadas para abrigar o acervo, foi uma solução provisória e necessária para aquele momento. Mas, quanto mais tempo levar para retornar ao prédio da biblioteca, pior vai se tornando, por vários motivos e fatores.
Enviamos solicitações de apoio para todos os deputados estaduais, federais e senadores do amazonas, e ainda para todos os departamentos estaduais e nacionais de cultura e de bibliotecas, para os fundos de cultura, pedindo ajuda na recuperação do prédio histórico da Biblioteca Pública Municipal Poeta José Maria Ferreira de Castro, que em registros históricos foi a segunda Biblioteca mais antiga do amazonas. disse Ronald Siqueira Sec. da Cultura
Ontem, esteve em Humaitá o deputado Silas Câmara e na oportunidade o Secretário da Cultura Ronald Siqueira, a coordenadora de turismo do município Auriam Cação e o coordenador de eventos Bruno Nunes, entregaram o pedido para que ele através do seu cargo ajude a realizar essa reforma do prédio, como na restauração dos livros antigos que a biblioteca pública de Humaitá possuí.
A nossa biblioteca está interditada a 4 anos por problemas estruturais em seu piso, é uma construção de 1903, e venho pedindo ajuda para a recuperação desse imóvel tão importante para a historia do amazonas, pois representa a história viva do período áureo da borracha em nossa região amazônica. disse Ronald Siqueira ao dep. Silas Camara ao entregar o oficio.
Foi uma pena não saber antes que poderia ter colocado no orçamento da união, mas mesmo assim, irei apresentar e solicitar através do ministério de cultura essa verba para a restauração do prédio. disse Dep. Silas Camara
O Portal Barrancas ficará acompanhado o processo para a devolução da biblioteca ao Município, pela importância e preservação da história da cidade de Humaitá.
Planta interna do 1º e 2º piso como ficará a Biblioteca:
Barrancas Seu Portal de Notícias