Início de mais uma missão do Exército Brasileiro na Amazônia

ACISO do EB para apoio ao Projeto Saúde Bucal SURUWAHÁ/2018 da SESAI

O Exército Brasileiro emprega Tropa da 17ª Bda Inf Sl em Ação Cívico-Social (ACISO) de apoio ao Projeto de Saúde Bucal SURUWAHÁ que é organizado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Min. Saúde em parceria com a ONG Doutores Sem Fronteiras (DSF).  FUNAI e FAB também são instituições parceiras nesta Ação que presta serviços odontológicos especializados aos Indígenas SURUWAHÁ, que são um grupo de recente contato que habitam uma vasta área de terra firme afastada, localizada a Noroeste da cidade de Lábrea/AM.

A Ação ocorrerá na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI), próxima as moradas dos SURUWAHÁ. O acesso ao local a partir de Lábrea é por helicóptero (cerca de 01 hora) ou por barco regional que viaja por 4 dias pelos Rios Purus e Tapuá.

Na UBSI será montada uma estrutura de Consultórios Odontológicos de Campanha para atender demandas dos SURUWAHÁ por serviços odontológicos especializados para propiciar saúde e qualidade de vida a população. Cabe destacar que dentição é de suma importância para os SURUWAHÁ, tanto para manter os hábitos alimentares oriundos da caça, pesca, horticultura e coleta, bem como para atender a função social decorrente do uso dos dentes para atividades produtivas, como confecção de artefatos, construções das amarrações da maloca, entre outros.

A 17ª Bda Inf Sl emprega o 54º BIS de Humaitá neste ACISO que está desdobrando uma Base Recuada de Apoio na cidade de Lábrea e outra Base Avançada na UBSI onde ocorrerão os atendimentos aos SURUWAHÁ. Os militares do EB prestarão Apoio Logístico continuado e diversificado para a Ação Humanitária em prol dos Indígenas da Amazônia.

A Tropa do 54º BIS se deslocou pela via fluvial a partir de Lábrea em 17 Nov para chegar 20 Nov 18 na UBSI. Os atendimentos odontológicos aos SURUWAHÁ ocorrerão de 21 a 29 Nov 18. Após esta data, ocorrerá a logística reversa dos meios empregados da UBSI próxima da morada dos SURUWAHÁ para Lábrea.

Início de missão no Exército Brasileiro na Amazônia

 

Barrancas Seu Portal de Notícias

 

Avalie esta postagem

MAIS RECENTES

Author: redação
Tags

Comentários no Facebook

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com