Jair Jacqmont realiza retrospectiva em exposição no Palacete Provincial

Obras do artista ocuparão duas galerias no local

As fases marcantes e atuais do artista plástico Jair Jacqmont farão parte da exposição “Jacqmont – Retrospectiva 2019”, que ocupará duas galerias no Palacete Provincial, a partir desta quinta-feira (6/5), com inauguração às 19h. A mostra, que tem realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), fica aberta ao público até 31 de julho, com entrada gratuita.

A exposição é composta de quadros que ocuparão as galerias Manoel Santiago e Jozé Bernardo Michiles, representando as múltiplas fases do artista. Também fazem parte da exposição duas instalações de Jacqmont que ficarão localizadas nas laterais do Palacete.

“Minha trajetória é muito longa, e para celebrar todas estas fases, montamos esta exposição para realizar esta retrospectiva. São fases do Clube da Madrugada, posteriores ao Clube e também atuais. O rio Amazonas está presente em todas elas”, declara.

Com mais de 50 anos de carreira, Jair Jacqmont é um dos grandes nomes da arte no Amazonas. Formado em cursos de pintura (Museu da Arte Moderna-RJ), serigrafia (Parque Lage-RJ), curadoria (Funarte-RJ), o artista tem, entre os destaques de sua trajetória artística, a participação no Clube da Madrugada, grupo influente na cultura do Estado; o desenho do altar do Papa João Paulo II, na década de 1980; o projeto e desenho da Berlinda de N.S. da Conceição, na Catedral de Manaus; além de diversas exposições por todo o país.

“Toda a minha arte tem a influência do Amazonas e da Amazônia, assim como a pesquisa sobre a floresta. São paisagens abstratas sobre as nuvens e as chuvas sobre o rio, tudo que envolve esse cenário. A Amazônia é minha inspiração, meu pano de fundo, meu laboratório”, destaca Jacqmont.

O Palacete Provincial fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h.

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook, Twitter e Instagram – culturadoam.

FOTOS: Michael Dantas/SEC

Continue lendo