O tamanho da sua cintura pode ser mais importante que o peso para vários riscos de ataque cardíaco

Sobreviventes de ataques cardíacos que carregam peso extra ao redor da barriga correm maior risco de outro ataque cardíaco, descobriram novas pesquisas, outra razão pela qual medir sua cintura pode ser mais importante do que pisar na balança.

Sabe-se há algum tempo que ter uma barriga de panela, mesmo que você seja magro em outro lugar, aumenta as chances de ter um primeiro ataque cardíaco, mas o último estudo, publicado segunda-feira no European Journal of Preventative Cardiology, é a primeira vez que pesquisadores descobriram uma ligação entre a gordura da barriga e o risco de um ataque cardíaco ou derrame subsequente.

O vínculo era particularmente forte nos homens, disseram os pesquisadores. “A obesidade abdominal não apenas aumenta o risco de um primeiro ataque cardíaco ou derrame, mas também o risco de eventos recorrentes após o primeiro infortúnio”, disse Hanieh Mohammadi, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, em um comunicado à imprensa.

Manter uma circunferência saudável da cintura é importante para prevenir futuros ataques cardíacos e derrames, independentemente de quantos medicamentos você possa estar tomando ou de quão saudáveis ​​são seus exames de sangue”.

O estudo acompanhou mais de 22.000 pacientes suecos após o primeiro ataque cardíaco e analisou a ligação entre a circunferência da cintura e os eventos causados ​​por artérias entupidas, como ataques cardíacos fatais e não fatais e derrame. Os pacientes foram acompanhados por quase quatro anos, com 1.232 homens (7,3%) e 469 mulheres (7,9%) sofrendo um ataque cardíaco ou derrame.

A maioria dos pacientes – 78% dos homens e 90% das mulheres – apresentava obesidade abdominal, definida como uma circunferência da cintura de 94 cm (37,6 polegadas) ou acima para homens e 80 cm (32 polegadas) ou acima para mulheres.

O estudo constatou que a gordura da barriga estava associada a ataques cardíacos e derrames independentes de outros fatores de risco, como tabagismo, diabetes, hipertensão, índice de massa corporal e tratamentos de prevenção.

Os pesquisadores enfatizaram que a circunferência da cintura era um marcador mais importante do que a obesidade geral e aconselharam os médicos a medir a cintura de seus pacientes para identificar aqueles em risco.

No entanto, eles disseram que o vínculo era mais forte e linear nos homens, que compunham quase três quartos dos pacientes incluídos no estudo, do que nas mulheres.

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Nas mulheres, Mohammadi disse que o relacionamento era “em forma de U” e não linear, o que significa que a medida da cintura, em vez da mais estreita, era menos arriscada. Além disso, a medição da cintura na faixa intermediária era tradicionalmente reconhecida como de risco para obesidade abdominal: mais de 80 cm de largura.

A razão para isso pode estar no tipo de gordura que tende a ficar na barriga de homens e mulheres. Mohammadi disse que alguns estudos sugerem que os homens podem ter mais gordura visceral que penetra profundamente em seu corpo e envolve seus órgãos vitais.

Essa gordura pode ser transformada em colesterol que pode começar a se acumular e endurecer as artérias, talvez levando a um ataque cardíaco ou derrame.

“Nas mulheres, pensa-se que uma porção maior da gordura abdominal é constituída por gordura subcutânea, que é relativamente inofensiva”, disse ela.

No entanto, o menor número de mulheres incluídas no estudo significava que os resultados tinham menos “poder estatístico” e mais pesquisas eram necessárias para tirar conclusões definitivas, disse Mohammadi.

O risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos ou derrames, é considerado maior naqueles com uma cintura acima de 94 cm nos homens e acima de 80 cm nas mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde. Pensa-se que o risco seja substancialmente aumentado em homens com uma cintura maior que 102 cm e 88 cm em mulheres.

Os autores disseram que a gordura da barriga era melhor combatida por uma dieta saudável e exercícios regulares. Estudos anteriores mostraram que exercícios aeróbicos moderados regulares, como caminhar por pelo menos 30 minutos por dia, podem ajudar a combater uma cintura mais larga.

O treinamento de força com pesos também pode ajudar, mas identificar exercícios como abdominais que podem apertar os abdominais não tocam na gordura visceral.

Por Katie Hunt
https://edition.cnn.com

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