Onda de calor histórica chega a regiões do Brasil; veja como se proteger

O Brasil deve passar por um episódio de calor jamais registrado durante os próximos dias. De acordo com a MetSul Meteorologia, nesta semana, a temperatura de ficar acima dos 40ºC no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste do país. Em algumas cidades, a marca pode chegar aos 45ºC.

Em São Paulo, por exemplo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê máxima de 40ºC na quinta-feira (1º) e na sexta-feira (2). Já no Rio de Janeiro, na sexta, a temperatura pode chegar a 44ºC.

O calor extremo pode causar sintomas como irritação, cansaço durante o dia, dores de cabeça e tontura.

De acordo com Gabriela Iervolino Oliveira, especialista em clínica médica pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), nosso corpo tem um centro regulatório responsável por manter a temperatura adequada do organismo, que usa vários recursos, como o suor e a vasodilatação, para dissipar o calor.

“No entanto, quando entramos em contato com temperaturas exageradamente quentes, o corpo perde a capacidade de adaptação para manter seu nível normal de temperatura, chegando ao estresse térmico”, explica.

Quando os mecanismos do organismo se tornam insuficientes para controlar a temperatura, aparecem os sintomas desagradáveis.

A vasodilatação exacerbada abaixa a pressão arterial, o que leva a hipotensão, sensação de tontura e cansaço. O excesso de suor também pode levar a sintomas de desidratação, como dores de cabeça, boca e pele secas, tonturas ao levantar ou sentar rápido demais e até desmaios.

Como se proteger do calor

  • Ingira pelo menos dois litros de água por dia
  • Use filtro solar com FPS acima de 50, e, se possível, protetor labial com filtro para evitar queimar os lábios
  • Utilize barreiras físicas, como boné, chapéu, óculos de sol e camiseta quando for se expor ao sol
  • Procure ficar em locais ventilados
  • Se possível, não se exponha diretamente ao sol, e evite horários em que o sol está mais forte, especialmente próximo ao meio dia

 

Por Giulia Granchi
https://www.uol.com.br/vivabem

Continue lendo
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com