PARTE O ÚLTIMO TIMONEIRO

Partiu ao encontro de Deus, no dia 10.03.2017, na cidade de Porto Velho, o SEU TOTE, como era carinhosamente chamado o Sr. Osmar de Souza, pai do Dr. Terrinha, do Dr Edmilson, do Dr, Joaquim, do Dr. Pedro Elias, da Irmã Edwirges, da Irmã Ednilce, de outras tantas outras honradas mulheres, e esposo da DONA RAIMUNDA.

Esse honrado senhor, que quando mais novo, como se diz no dito popular, passou o pão que o diabo amassou, dadas imensas dificuldades de vida nos idos tempos da sua juventude, tendo inclusive descido e subido, à remo, o rio madeira de Humaitá ao lago de Uruapiara, fazendo serviço de saúde, não esmoreceu, enfrentou e venceu as dificuldades daquela época. Como prêmio do seu destemor, conheceu, enamorou e casou-se com Dona Raimunda, formando a grande e bela família de hoje.

Lá ainda pelos anos cinquenta, quando começaram a chegar os primeiros filhos da sua prole, Ele visionou, talvez por uma luz divina, já que era muito religioso, que conseguiria proporcionar um melhor futuro para os seus filhos. Mas, como proporcionar esses meios? Onde encontrar os recursos? Foi na fé, no trabalho e na dedicação desse Grande Homem, associado a uma também grande mulher e ao sonho e obstinação dos seus filhos que Ele brindou a sociedade humaitaense com a formação de quatro filhos doutores e duas filhas freiras. Algo inédito para nossa pequena Humaitá.

Mas não foi apenas esse feito, por mais inédito que seja, que erigiu a figura tão honrada e tão respeitada desse grande homem. Foi o dia-a-dia como pai, como homem, como cidadão, como humaitaense, como brasileiro, e acima de tudo, como ser humano, numa prática sacerdotal de respeitar e querer o bem das pessoas, de lutar pela saúde, de aconselhar os mais novo, de se indignar contra as injustiças, de integridade e respeito pela coisa pública, de sonhar e torcer pelo desenvolvimento do país, do nosso Estado e pela nossa querida e amada Humaitá, que o fizeram chegar nessa figura quase que idolatrada de homem tão probo , tão honrado e de tão elevada estatura moral, que quase já não se encontra nos dias de hoje.

A nossa Humaitá fica órfã e chora a sua perda! Chora a perda da sua referencia moral.

Vá, SEU TOTE! Vá para Deus! E de lá continue a interceder por nós, pela nossa Humaitá.

Obrigado pelos 87 anos de vida que o Sr. dedicou a nós, obrigado pelos seus ensinamentos, pela sua lição de vida, por tudo!

O povo de Humaitá se despede do Senhor, com um ETERNO ADEUS!!!

Texto: CHICO DOCA E FAMÍLIA

Barrancas Seu Portal de Notícias

Continue lendo

Comentários no Facebook

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com