Praticar exercícios físicos usando máscara pode causar danos à saúde?

“Com a liberação das academias de ginástica em alguns estados, o uso da máscara facial no ambiente do treino se tornou obrigatório. No entanto, é preciso tomar cuidado”

 

Exercícios físicos são essenciais para manter a saúde física e mental em dia, principalmente neste período de pandemia do novo coronavírus e o isolamento social. Com a liberação das academias de ginástica em alguns estados, o uso da máscara facial no ambiente do treino se tornou obrigatório. No entanto, é preciso tomar cuidado.

As máscaras de proteção podem causar diminuição da disponibilidade de oxigênio e, com o aumento da atividade física, pode-se esgotar substancialmente os níveis de oxigênio no sangue. O Dr. Rafael Fonseca, médico do esporte e ortopedista, comentou sobre o assunto.

– A máscara é uma barreira física que diminui a oferta de oxigênio no organismo. O oxigênio é como se fosse um combustível para o músculo durante a atividade física. Usando a máscara, o organismo precisa fazer mais esforço para captar o ar e pode causar a fadiga – disse o médico.

Neste momento, a melhor forma é a percepção do corpo, o que torna o exercício menos desconfortável. Em exercícios que utilizam cargas — como na musculação — prolongar o intervalo entre as séries, aumentando o tempo de descanso, é uma boa maneira de realizar o treino sem ter que diminuir a carga.

– É de extrema importância prestar atenção aos sinais do corpo durante o exercício físico. Caso o indivíduo sinta um esforço além do normal, o indicado é parar o exercício imediatamente – alerta o Dr. Rafael.

 

Parceria Lance & IstoÉ
https://istoe.com.br

Continue lendo
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com