Saiba 7 coisas que fazem nós seres humanos especiais

Nós humanos somos um tanto quanto diferentes dos outros animais. Nossa racionalidade nos deu características únicas que nos diferenciam dos demais. É por conta de todas essas especificidades que o ser humano vem conquistando coisas grandiosas e incríveis.

Qual outro animal você conhece que desbrava o universo e cria máquinas que trabalhem em seu favor? Nenhum, porque essa é uma característica única e especial que pertence a nós, seres humanos. Mas não pense que é apenas nossa inteligência e raciocínio que nos diferenciam dos demais animais.

Confira agora outras coisas que tornam os seres humanos, seres especiais.

1 – A fala

A caixa de voz humana fica mais abaixo da garganta, diferente dos outros animais. É essa característica que nos permite falar. Nós também temos algo que é único, que é o osso hioide descendente que fica logo abaixo da língua e nos permite articular as palavras.

2 – Poucos pelos

Ao contrário dos primatas, nós humanos não temos tantos pelos quanto eles. No entanto, nossa pele possui em média tantos folículos quanto os primatas tinham. No entanto, essa nossa diferença também tem um lado positivo, já que sem os pelos detectamos a presença de parasitas mais facilmente. O que temos que confessar é algo muito bom. Imagine ter um carrapato em seu corpo e não se dar conta disso.

3 – Cérebro

Não, nós nem sequer temos os maiores cérebros do reino animal. O maio cérebro é dos cachalotes, um animal que se parece com uma baleia. No entanto, mesmo não sendo o maior cérebro entre os animais, é nossa capacidade de raciocinar que nos distingue dos demais. Nossa capacidade de pensar e articular fez com que fosse possível alcançar todos os avanços a que temos acesso hoje em dia.

4 – Mãos

Não, nós não somos os únicos animais que têm mãos. No entanto, nossa flexibilidade com as mesmas é que nos faz especiais. Conseguimos com o dedo polegar, passear por toda extensão de nossa mão e também tocar cada um de nossos dedos. Assim como conseguimos flexionar todos os outros dedos, o que nos permite segurar e manipular ferramentas.

5 – Controlar o fogo

Todos nós sabemos que o domínio do fogo foi um dos grandes avanços que nós tivemos no passado. O fogo permitiu que nossos ancestrais espantassem os predadores da noite. Assim como também ajudou na tarefa de nos aquecermos e de cozinhar os alimentos. O que facilitou muito a vida humana e também permitiu grandes avanços. O domínio do fogo é algo único dos seres humanos, nenhuma outra espécie consegue fazê-lo.

6 – Nossa dependência

Nós, seres humanos, somos talvez os animais que mais dependem dos cuidados maternos e paternos. Ao contrário dos outros animais, demoramos muito para sair do “ninho” e buscarmos nossa independência. No entanto, isso é explicado também pela grande capacidade de nosso cérebro, que leva um bom tempo para aprender tudo que é necessário. Além disso, esse maior tempo de dependência também faz com que nossas chances de sobrevivência sejam maiores.

7 – Expectativa de vida

A maioria dos animais se reproduz até a morte. No entanto, com as mulheres não funciona assim, elas vivem muito tempo, mesmo depois de terem filhos. Aparentemente, isso acontece por conta dos laços sociais que nós humanos formamos, que também interferem na nossa garantia de sobrevivência, mesmo após os filhos nascerem.

 

Fonte: Via   livescience

Imagens bonitamulher cientistasfeministas lifeder freepik globo hotelsileoniamenteemaravilhosa fatosdesconhecidos
Barrancas Seu Portal de Notícias
Avalie esta postagem

MAIS RECENTES

Author: redação
Tags

Comentários no Facebook

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com