Saiba identificar sintomas de um princípio de AVC

A neurologista Drielle Nogueira Sales foi a convidada desta terça-feira, 29, Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), do programa Hora do H, apresentado por Humberto Amorim no Portal do Holanda. A neurologista falou sobre a doença, causas e consequências para quem é acometido por um AVC.

Os sinais para identificar um AVC, informa a neurologista, podem ser lembrados pela sigla Samu (sorriso, abraço, música, urgente). O paciente deve ser solicitado a sorrir para se identificar se a boca está torta; a abraçar, para certificar que seus braços estão firmes e a cantar, para conferir se consegue articular uma canção. A qualquer desses sintomas, deve ser levado com urgência (U) para assistência especializada.

O AVC, de acordo com a médica, é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacitação, além de acometer qualquer pessoa em todas as idades, afetando não só o paciente, mas também familiares e amigos. A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o tratamento urgente em um centro de AVC diminui a chance de sequelas.

Drielle Nogueira informa que, a cada minuto de um AVC, o paciente perde cerca de 1,9 milhão de neurônios, daí as sequelas que incapacitam quem não obtém socorro urgente. A neurologista exemplifica o caso de um pai de família, com 50 anos de idade para ilustrar o impacto social e econômico que resultam da doença com sequelas: além de o paciente deixar de trabalhar, vai impactar na família, pois incapacitado, precisará cuidados de terceiros, vai perder trabalho e reduzir renda, passando a depender da família.

https://www.portaldoholanda.com.br

Continue lendo

Comentários no Facebook

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com