São João Batista tem um caso suspeito de coronavírus

“Mulher que viajou para Europa nos últimos 14 dias retornou com sintomas respiratórios leves, exames já foram coletados”

Na tarde desta sexta, 28, a secretaria de Saúde começou a monitorar duas pessoas da cidade, que viajaram para Europa nos últimos dias. Uma delas retornou com sintomas respiratórios e por conta disso entrou para lista de casos suspeitos de Santa Catarina.
A secretária de saúde, Karin Leopoldo relata que imediatamente foram tomadas as providências conforme prevê o protocolo do Ministério da Saúde.

“Já foi coletado o exame e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado e todo encaminhamento previsto pelo Ministério da Saúde”. Ambos são funcionários de uma empresa de calçados.

Karin destaca que eles também foram orientados a ficar em quarentena domiciliar, como medida preventiva. “Vamos monitorar e fazer tudo que o Ministério de Saúde prevê. Mesmo o homem que não possui sintomas, está sendo monitorado”.

A secretária frisa que evitar a proliferação do vírus, medidas básicas de higiene são essenciais, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Além disso, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
A enfermeira do setor de epidemiologia, Aline Paulista, descreve que o resultado dos exames podem levar alguns dias, mas assim que forem obtidos, serão divulgados.

Saiba mais

O Ministério da Saúde monitora 182 casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até esta sexta-feira, 28, e demonstram o aumento da sensibilidade da vigilância da rede pública de saúde devido à inclusão de 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus. No total, 16 estados informaram o Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos.

Com esta mudança, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Todas as notificações de casos suspeitos no país foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios. Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Fonte omunicipioblumenau.com.br

Continue lendo
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com