Spotify Lite para Android já está disponível em 36 países; Brasil está na lista

Embora seja o mais popular player de música do momento, o aplicativo do Spotify não é imune à reclamações. Pelo contrário. Ele, certamente, é o maior responsável por consumir dados e armazenamento de boa parte dos dispositivos móveis hoje em dia. Isso, porém, parece estar com os dias contatos — ou pelo menos será minimizado.

O Spotify lançou nesta segunda-feira (8) o Spotify Lite, aplicativo projetado para funcionar com conexões limitadas à internet e que ocupa apenas 10 MB de espaço. Ou seja, é pequeno o suficiente para atender a dispositivos de baixo custo que têm armazenamento limitado ou telefones mais antigos.

Um exemplo dessa estratégia pode ser observado na Índia, país que, sabidamente, é consumidor ferrenho de aparelhos mid-range. O Spotify introduziu o Lite no país asiático em junho, meses após o serviço completo ter sido lançado no país em fevereiro. O objetivo é expandir o alcance da plataformam para além da base atual de usuários, concentrando-se em mercados emergentes e usuários com aparelhos mais básicos ou mais antigos.

A empresa atualmente reivindica 217 milhões de usuários, dos quais 100 milhões são clientes pagantes. A efeito de comparação, o Apple Music ultrapassou 60 milhões de usuários em junho.

Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro
Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro

O Spotify alega que 90% dos recursos do aplicativo principal estão disponíveis no Lite. Itens como vídeo e artista de capa podem ser encontrados, mas foram realocados, pois, segundo a empresa, não são essenciais para a experiência principal. Um porta-voz disse ao pessoal do TechCrunch que, por enquanto, não há planos para levar a experiência do Lite ao iOS. Isso faz sentido, já que a maioria das pessoas que se beneficiariam da experiência despojada seria proprietária do Android.

O aplicativo, de fato, está mais limpo. É possível, por exemplo, alterar a qualidade da música já na página do player. Os artistas salvos e playlists também podem ser acessados de maneira mais objetiva. As mudanças mais sensíveis, porém, ficam nas configurações, que estão bem mais simples e não possuem tantas opções como a versão completa.

Imagem: Captura de Tela/ Felipe Ribeiro

O Spotify Lite é limitado a dispositivos Android com a versão 4.3 ou superior e está aberto a usuários pagantes e não pagantes. Para aqueles que estão preocupados em estourar seu plano de dados, o aplicativo vem com um limite opcional que pode informar quando você está perto de atingir esse buffer.

De acordo com os dados da Play Store, o Spotify Lite já foi baixado mais de um milhão de vezes. A lista completa de países pode ser conferida aqui. Para baixar o Spotify Lite, basta acessar a Google Play Store.

Fonte: TechCrunch

Fonte https://canaltech.com.br

Continue lendo

Comentários no Facebook

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com