Seminário do curso de Letras da UFAM Campus Humaitá

 

Os acadêmicos do 1 º Período de Letras da Universidade do Amazonas Campus Humaitá ( UFAM), realizaram seminário na UFAM  localizada na rua Circular, com  temas variados. Você poderá ouvir na rádio Barrancas  ou no final dessa pagina as entrevistas com o Prof. Valmir Flores Pinto, Acadêmico de Letras Raulin Magalhães, Acadêmico de Eng. Ambiental Miqueias Lima Duarte. Como as fotos do evento.

Problema Político e Social 

Apresentado  pelos acadêmicos: Raolin, Mary, Ana Paula Silva, Ana Souza e Tamily

_DSC0325

A politica e a sociedade só existe nas relações humanas. Três pilares  foram fundamentais par ajudar nesta organização .: a religião, as leis, e os partidos.Aristóteles afirma que o  humano vem se mostrando  que é um animal totalmente politico e sociável.

Problema Religioso

Apresentados pelos acadêmicos: Gerson Arantes,  Thaís  Brissow,  Anrle Rabelo e  Juliana Silva,

_DSC0334

Tendo em vista que a religião está  presente em todas as culturas, e é abordado o tema de acordo com a linha de raciocínio de vários filósofos.

Problema Linguístico

Apresentados pelos acadêmicos: Porfírio, Viviane Corrêa

_DSC0337
Problema linguístico, sua origem, funções , valores e os problemas deparados nesta temática.

Questão Pedagógica
Apresentados pelos acadêmicos:  Cibely Farias, Adriane Leal , Ana Prata

_DSC0345
A educação , da autonomia e ciência enquanto Pedagógica. De assuntos com embaçamento neste tema e de suas finalidades, e por fim dos seus aspectos fundamentais na educação.

Problemas Históricos 

Apresentados pelos acadêmicos: Anderson Ferreira Freire Junior, Regiane Gomes de Almeida, Romilson Fernandes dos Reis_DSC0346

 

 

Problemas Gnosiológico

Apresentados pelos acadêmicos:    Issac Neto,  Miquéias Neves,  M. Pinto, Maria M

_DSC0394

 

Neste trabalho, aborda-se o problema Gnosiológico ou problema do conhecimento cujos problemas estão  divididos em:  As formas do conhecimento Humano, A origem do conhecimento, Valor do conhecimento, e Método. E Expor qual  visão e o pensamento de alguns filósofos sobre a este problema. É analisar e compreender como funcionam as classes Gnosiológicas que se constituem no período clássico e moderno.

Problema Ético

Apresentado pelos acadêmicos:  Sheila da Costa Beleza,  Thais Nóia Crispim,  Patricia de Oliveira Fonseca, Kleyde Eunice da Silva Viera.

_DSC0361

Dividido em períodos clássicos históricos, e apontaremos os principais pensadores que contribuirão para a divisão do saber ético através das diversas concepções que foram alteradas ao longo do tempo e da historia da humanidade; A ética moral é o estudo da atividade humana com relação ao seu fim último, a felicidade. A ética surgiu na cultura grega ocidental, nasceu do desenlace do conflito de racionalidade.

Problema Cultural

Com as palavras : Cultura, Homem, Valores

Apresentados pelos acadêmicos:  Isabel Oliveira Marques,   Samara Pinheiro Trindade,  Joel Valamatos, Moço,

_DSC0363

O Homem não é apenas um ser natural. Por causa de sua capacidade de se comunicar através da linguagem, de desenvolver a tecnologias que lhe permitem melhorar a vida, e de transmitir valores às futuras gerações, constitui´se também um ser cultural. Pode-se falar de cultura em um sentido antropológico, voltado mais ao saber, ao acúmulo de conhecimentos, do ser , mas também deve ser abordada em sua perspectiva etnológica, de constituição própria de povos e etnias. A capacidade de criar, desenvolver e transformar, é o que distingue o ser humano dos demais seres existentes, e a cultura é um dos argumentos mais eloquentes nesse diálogo.

Turma de Letras da UFAM Campus Humaitá

 

 

 

Barrancas Seu Portal de Notícias

Continue lendo

Comentários no Facebook