VERGONHA!!! Centro do Menor Fecha as portas por falta de apoio

Por Mana Reichmann

36 anos que o Centro do Menor, começou suas atividades, iniciou com o Padre Bento, (1982) recém-chegado a Humaitá, vindo para coordenar a Pastoral da Juventude, acaba se deparando com uma dura realidade: Meninos sendo explorados pelos adultos na venda de produtos pelas ruas da cidade. Diante daquela situação, Pe. Bento resolve fazer algo concreto, cria então, uma cooperativa com os meninos, o que viria chamar-se: Cooperativa de Menores. Com apenas 10 integrantes inicialmente e cresceu rapidamente.

Durante esses anos os meninos trabalhavam como em uma cooperativa, tinham aulas práticas para aprender a fazer  picolé, panificação, marcenaria, marchetaria etc… e vendiam os produtos. Hoje são profissionais e trabalham na cidade, graça a esse aprendizado. Com o ECA foi proibido  jovens trabalharem desse modo, assim, hoje em dia funcionava com aula de informatica, música etc…não deixando de continuar sendo importante para retirada de jovens da ociosidade, da vulnerabilidade e evitava que entrassem no mundo da marginalidade.

Infelizmente, não resistiu e nesse sábado fechou as portas por falta de ajuda, isso é uma vergonha para todos nós não lutarmos para manter o Centro de Menor funcionando, assim ajudando a tirar meninos e meninas da marginalidade ou evitar de entrarem no sub mundo das drogas.

Nos últimos anos o Centro do Menor vem passando por grande dificuldade financeira. A falta de apoio institucional obrigou o fim dos trabalhos.
“A generosidade de pessoas amigas e doadoras é imensa, mas não cobrem os custos para manter as atividades. Infelizmente não temos mais fôlego para resistir.”, afirmou um dos colaboradores.

Em maio completou 36 anos e nós do Barrancas estivemos lá para comemorar e pedir ajuda , mas infelizmente não teve vontade politica para mantê-lo aberto. Os únicos que compareceram, prestigiaram foram o Vereador Ivo Dias e o Comandante do 54º BIS Ten. Cel Renaldo Silva Ramos de Araújo,   quem ajudou na festa foi o 54ºBIS inclusive presenteou  os presentes com sua harmônica banda, Inclusive o Comandante se fez presente pela importância para a sociedade.

Torcemos que essa decisão seja modificada e que volte a funcionar novamente para o bem de todos nós.

Veja um testemunho de um aluno do Centro do Menor que reflete bem a importância do Centro do Menor no dia que completou 36 anos de existência.

Aniversário do centro do menor

Posted by Barrancas on Monday, April 30, 2018

Barrancas Seu Portal de Notícias

Continue lendo