WhatsApp lança serviço de checagem de fatos na Índia

Dando continuidade aos seus esforços de combate às fake news, o WhatsApp lançou na Índia um serviço de checagem de fatos para coibir a disseminação de informações falsas pelo app no país.

O funcionamento exato da nova função não foi detalhado, tampouco há informações de lançamentos similares em outros países, mas o WhatsApp divulgou estar trabalhando com uma startup local chamada “Proto” para classificar mensagens de usuários como “Verdadeira”, “Falsa”, “Enganosa” ou “Discutida/Debatida”.

O lançamento do serviço ocorre a pouco mais de uma semana das eleições indianas, previstas para ocorrerem em 11 de abril. Segundo informações divulgadas pelo Facebook (dono do WhatsApp), 712 contas e 390 páginas foram excluídas de ambas as redes por “comportamento inautêntico” na Índia e Paquistão.

 

Serviço de classificação de mensagens no WhatsApp é lançado na Índia, após problemas do aplicativo com fake news

O WhatsApp já foi alvo de problemas graves, derivados de notícias falsas na Índia: em junho de 2018, cerca de 12 linchamentos ocorreram nas ruas do país em virtude de fake news disseminadas pelo aplicativo de mensagens — em um deles, ocorrido no distrito de Balaghat, entre 50 e 60 moradores de uma vila espancaram dois homens até a morte depois de suspeitarem que eles faziam parte de uma quadrilha de ladrões de órgãos. Outras informações falsas remetem a tráfico de mulheres e acusações de pedofila.

Na Índia, o WhatsApp tem aproximadamente 200 milhões de usuários e, com a proximidade das eleições, todos os partidos concorrentes ao pleito acusam seus competidores de disseminar informações mentirosas pelo app.

Fonte: Reuters

https://canaltech.com.br

Avalie esta postagem

MAIS RECENTES

Autor: Direto da Redação

Recomendadas para você

Comentários no Facebook

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com